sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Piauí tem "risco muito alto" de epidemia de dengue




O Piauí poderá sofrer uma epidemia de dengue no período chuvoso de 2011, chamado de "inverno" pelos seus habitantes. O alerta é do Ministério da Saúde, que divulgou nesta quinta-feira (11/11/10) um balanço do mapa de infestação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.
São dez Estados com "risco muito alto de epidemia": Amazonas, Amapá, Maranhão, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia e Rio de Janeiro. Todos receberão a visita do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que pretende mobilizar até o fim do ano gestores, profissionais de saúde e os meios de comunicação em favor do sucesso da Campanha Nacional de Combate à Dengue.
Apesar do alerta, no Piauí, Teresina e Parnaíba apresentaram no resultado parcial do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) 2010 níveis satisfatórios de presença do mosquito. Isso quer dizer que menos de 1% dos imóveis pesquisados apresentaram larvas. Apenas essas duas cidades têm sido monitoradas no Estado. Neste ano, 425 cidades participam do LIRAa. No Brasil, 15 já revelaram alto risco de um surto de dengue, onze delas no Nordeste.
Para o Ministério da Saúde, o índice satisfatório em Teresina e Parnaíba não deve reduzir as ações de controle porque as altas temperaturas registradas nesse período do ano podem diminuir de 30 para 12 o ciclo do mosquito, o que representa um aumento direto da população do transmissor da dengue. Como o risco de uma epidemia no Piauí é considerado muito alto, os gestores de saúde devem fortalecer as ações preventivas.
Notificações - Em 2010, até o dia 16 de outubro, o Ministério da Saúde notificou em todo o Brasil 936.260 casos de dengue, 14.342 classificados como graves. Ocorreram no período 592 mortes causadas pela doença. Em 2009, foram 489.819 notificações, com 312 mortes. A recirculação do sorotipo DENV-1 contribuiu para o aumento de casos em 2010.
As chances de uma epidemia aumentam nas cidades com condições precárias de saneamento básico e sem coleta de lixo. Caso da maioria esmagadora das 224 cidades do Piauí.


fonte: globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário